free web hit counter
Vem com a gente!
Receba nossos artigos em primeira mão



A importância dos animais para PCD (pessoas com deficiência)

Saúde

animais para pcd

Os animais de estimação estimulam uma série de melhorias no cotidiano de nós, seres humanos.  As pessoas com deficiência contam com esses animais como um recurso na melhoria da qualidade de vida e como auxílio para atividades do dia a dia.

De maneira geral, os animais de estimação aliviam o stress, evitam a solidão, promovem a interação social e podem melhorar o relacionamento dos seus donos. Eles trazem alegria para casa e estimulam a prática de hábitos saudáveis, como caminhar e realizar mais atividades ao ar livre.

As pessoas com deficiência possuem limitações de mobilidade e acessibilidade que podem ser minimizadas com o apoio dos animais para pcd, como são chamados.

animais para pcd

Animais para pcd (pessoas com deficiência)

Os mais conhecidos e utilizados são os cachorros, o famoso cão guia, que hoje já desempenha várias outras atividades. Eles são treinados para serem os pés, os braços, os olhos e escudo das pessoas com deficiência.

Além de guiar quem não enxerga, eles são treinados para acompanhar quem tem dificuldade de mobilidade, são bons ouvintes para os surdos e são flexíveis a treinamentos para ajudar pessoas com deficiências de vários tipos.

Além do amparo físico, os animais para pcd trabalham fatores sensoriais. Para quem sofre de ansiedade e tem dificuldade de expressão, o convívio diários com esses animais pode ser um grande refúgio e fonte de inspiração.

A melhoria do convívio social também é nítida e significativa. As pessoas com deficiência se sentem mais seguras e protegidas quando estão acompanhadas de seus animais em ambientes públicos e coletivos.

animais na vida de pcd

Acesso a locais públicos com animais para pcd

O principal intuito de se utilizar os animais para pcd é tornar o dia a dia das pessoas com deficiência mais fácil. Esse ideal abrange reduzir processos, evitar ao máximo as possibilidades de risco, ofertar mais conforto e a acesso para quem precisa.

Aqui no Brasil, a dificuldade para pessoas com deficiência se mover é enorme. As vias públicas não são completamente acessíveis, sinalizações sonoras e em solo são insuficientes, além de uma ignorância social de boa parte da população, por não ter informação suficiente para lidar com essas situações.

As campanhas de conscientização social e mobilidade urbana são de extrema importância para que as pessoas aceitem os animais para pcd de uma maneira mais natural e respeitosa, para a melhoria em espaços públicos para receber e fornecer condições dignas à todos.  

É garantido por lei, que as pessoas com deficiência possam permanecer em locais públicos e ambientes coletivos com os seus respectivos animais para pcd. Portanto, esse animal pode utilizar transporte público, frequentar supermercados e lojas, por exemplo.

Algumas regras precisam ser seguidas para a identificação do animal e segurança de todos como coleira, arreio e, em alguns casos, portar um documento que comprove que o animal passou por uma escola de adestramento e é altamente treinado.  

É muito importante que os donos dos animais para pcd estejam atento às especificações contidas na lei que permitem esse tipo de acesso. Para maiores informações sobre a legislação, clique aqui para ler a lei na 11.126 na íntegra.

Os animais para pcd são adestrados para serem prestadores de serviço. O treinamento tem duração extensa e intensiva. Eles precisam compreender todos os comandos e identificar situações de perigo e risco.

Antes de se iniciar o treinamento, os animais passam por uma seleção. Os cães de serviço, por exemplo, precisam ser extremamente sociáveis e dóceis. A avaliação começa ser feita quando o animal é ainda filhote, quando ele começa a demonstrar traços de personalidade e aptidões.

A pessoa com deficiência recebe um cão de acordo com as suas necessidades. De acordo com as características do cão é que ele será direcionado a um dono específico. Durante o período de treinamento, o cão é inserido no ambiente familiar do deficiente e é levado para realizar atividades de rotina durante um ano.

A preparação envolve a aumento do condicionamento físico e aguçam os instintos sensoriais dos animais para pcd. Após esse período, os cães, já na vida adulta, iniciam o treinamento com profissionais qualificados e expert no assunto.

Existem empresas específicas para esse tipo de serviço. O número de ONGs oferecendo o adestramento para essa finalidade cresceu bastante, e as pessoas com deficiência podem ter um cão de serviço a um baixo custo ou, em alguns casos, até mesmo gratuito.

As raças mais habituais nesse tipo de assistência são o Golden e o Labrador, cachorros de grande porte, dóceis, ágeis e muito inteligentes.

Veja abaixo algumas funções de diferentes tipos de treinamento dos animais para pcd:

  • Cães ouvintes: Ideal para as pessoas com deficiência auditiva.

Eles assimilam sons de buzina, choros principalmente de bebês e crianças, campainha, telefone, identificam quando alguém diz o nome do seu dono, entre outras sonoridades que fazem parte do dia a dia

  • Cães de serviço: Recomendado para pessoas com deficiência que utilizam cadeira de roda ou possuem mobilidade reduzida.

Ajudam a pegar objetos no chão ou em móveis de baixa estatura, acendem e apagam luzes, abrem e fecham portas e gavetas, auxiliam em transferências e possíveis quedas.

Além da ajuda física, como as que citamos ao longo do texto, esses animais proporcionam sentimentos e despertam valores muito importante enquanto seres humanos. Os animais para pcd também serve para humanizar todos que convivem ao seu redor.

É uma espécie de terapia inconsciente. São diversos os casos em que o deficiente melhorou sua autoestima, o convívio social e se tornou uma pessoa mais feliz, confiante e segura.

Por fim, todos nós sabemos que o cão é o melhor amigo do homem, mas, para as pessoas com deficiência, ele vai muito mais além! Os animais para pcd guiam, ajudam e protegem os seus donos.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais informações e ficar por dentro dos assuntos relacionados ao nosso portal? O Acesso Livre é um espaço para que as pessoas com deficiência possam se informar e interagir com quem necessita de uma atenção maior de toda a sociedade.

Cadastre-se agora mesmo em nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos!

 

Escreva seu comentário:

Comentários:
Nenhum comentário.

ENTRE PARA O GRUPO



Desenvolvido por