free web hit counter
Vem com a gente!
Receba nossos artigos em primeira mão



10 Filmes sobre superação que você precisa assistir

Cultura

filme sobre pcd

Desde o seu surgimento, a sétima arte tem um papel além do entretenimento. Tornar o mundo mais inclusivo e propor reflexões através de filmes sobre deficiência tem sido um dos papéis mais importantes do cinema.

Em tempos em que se debate a inclusão social, é importante mostrar à sociedade como é a vida de uma pessoa com deficiência (PCD). E a cultura tem desempenhado um papel importantíssimo na integração das pessoas.

 

A importância dos filmes sobre deficiência

Muitas vezes, não sabemos o que se passa na vida de uma pessoa com deficiência. Sabemos dos tratamentos médicos envolvidos, seus gastos financeiros e algumas das dificuldades no dia a dia. Mas os problemas vão além.

Só uma PCD ou quem convive, diariamente, com ela, tem a noção dos problemas enfrentados. É uma luta diária para conviver com a deficiência e com os preconceitos sociais.

Sim! Ainda temos uma sociedade pouco inclusiva e que não compreende a luta de uma PCD. É preciso de mais espaço para o debate e reflexão. E, graças ao cinema, essa bandeira é levantada e propagada em grande escala.

Muitos dos filmes são baseados em histórias reais e mostram dramas, superações, convicções e preconceitos. Tudo isso faz parte da vida de uma pessoa com deficiência. Não bastasse os problemas ditos “médicos”, ainda há os problemas sociais.

Para propormos um espaço de reflexão e debate, separamos 10 filmes que abordam deficiências.

Abra sua mente e conheça um mundo novo. Um mundo que precisa se reinventar todo dia, para ser aceito:

1. A Teoria de Tudo (2015)

O filme conta a história de Stephen Hawking, um dos mais importantes cientistas do mundo. O longa narra a trajetória de um jovem físico que, aos 21 anos, descobriu ser portador de uma doença motora degenerativa.

Mesmo sendo portador de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) – uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem atingir as funções cerebrais -, Hawking tornou-se um dos mais consagrados cientistas do século.

2. Cordas (2014)

Este curta animado conta a história de Nicolás, um garotinho com paralisia cerebral que muda de escola e encontra, na amizade, uma motivação para celebrar a vida.

Maria é a garotinha que, sensibilizada com as dificuldades do seu novo colega de classe, recria todos jogos e brincadeiras para que Nicolás sinta-se parte da turma. Uma verdadeira lição de inclusão vinda da pureza do coração infantil.

3. Um Momento Pode Mudar Tudo (2015)


Outro filme que retrata a vida de um portador de ELA – a mesma doença de Hawking. Kate vive um casamento perfeito com  Evan até que os primeiros sintomas da doença surgem e a relação fica abalada.

É nesta hora que surge Bec, uma jovem universitária problemática que resolve se candidatar para cuidar de Kate. Mesmo sem nenhuma experiência, a jovem mostra que os cuidados vão além das tarefas de casa.

A amizade entre as personagens mostra como a inclusão proporciona uma melhoria na qualidade de vida de uma PCD.

4. Sempre Amigos (1998)


Um clássico das sessões das tardes, o filme emocionante conta a história de dois amigos: Kevin, um garoto muito inteligente que sofre com uma doença degenerativa, e seu amigo Max, um garoto que sofre bullying por conta do seu tamanho e baixo desempenho na escola.

Os dois, juntos, acabam descobrindo que a amizade é mais forte que seus problemas, e lutam contra as adversidades para curtir várias aventuras, sempre em busca de uma vida mais digna e divertida.

5. Uma Lição de Amor (2001)


Sam Dawson é um homem com deficiência mental e pai de uma garotinha, a Lucy. Ele vê a guarda de sua filha ameaçada quando uma assistente social quer internar a menina em um orfanato.

O debate gira em torno da doença de Sam, a assistente questiona a capacidade de um pai com limitações intelectuais cuidar de uma menina de 7 anos, que é intelectualmente mais avançada que o pai.

6. O Que Te Faz Mais Forte (2018)


O filme conta a história de Jeff Bauman, um sobrevivente do atentado com bomba, na maratona de Boston, em 2013. Jeff perdeu as duas pernas, mas tornou-se símbolo de superação para os americanos.

Jeff estava na maratona não como corredor, mas como expectador. Ele aguardava Erin Hurley, a ex-namorada, concluir a prova, na esperança de reatar a relação.

Apesar de contar toda a história de superação de Jeff, vale a pena atentar-se para a transformação na vida de Erin. Uma importante lição de como é conviver com uma PCD.

7. A Pessoa É Para Que Nasce


Produção nacional que retrata a vida de três irmãs cegas, de Campina Grande: Maria das Neves, Regina Barbosa e Francisca da Conceição.

O documentário narra como essas irmãs sobrevivem tocando ganzá em troca de esmolas, além de suas estratégias para conviverem com a doença.

8. Os Intocáveis (2012)


Um belo filme sobre deficiência, mas que também traz uma crítica aos traços xenofóbicos de uma pequena parcela da sociedade europeia.

O longa conta a história de Phillippe, um aristocrata multimilionário francês que, após um acidente, fica tetraplégico e contrata o jovem Driss para ser seu assistente.

Mas, o que chama atenção é o fato de que Driss é senegalês, morador da periferia de Paris e acabou de cumprir uma pena de seis meses na prisão. Além de não ter nenhuma experiência na função.

Os dois personagens vão descobrir juntos que, as diferenças não são empecilhos para curtir a vida em sua totalidade. Uma história de superação e empatia.

9. Amy – Uma Vida Pelas Crianças (1981)


A história comovente de Amy, uma mulher que enfrenta os percalços de uma vida infeliz. Após perder um filho, Amy larga o marido e decide dedicar-se à profissão de professora.

Ensinar já é um ato de nobreza, mas Amy vai além. Ela resolve lecionar em uma escola de crianças deficientes. Enquanto Amy ensina crianças surdas a falar, elas a ensinam o valor do amor.

10. Janela Da Alma (2001)


Um documentário nacional com o depoimento de 19 pessoas e seus relatos de como é viver com a deficiência visual.

O filme conta com a participação de nomes conhecidos como José Saramago e o músico Hermeto Paschoal. Uma boa história de percepção do mundo diante tamanha adversidade, além de revelações interessantes sobre tudo que envolve a visão, desde o funcionamento dos olhos até o uso dos óculos escuros.

Estes foram apenas 10 filmes sobre deficiência que selecionamos. O cinema possui uma vasta coleção de filmes sobre a temática e vale a pena conferir para criarmos mais espaço para o debate, além de tornar nossa sociedade mais inclusiva.

Sentiu falta de algum filme na nossa lista? Deixe nos comentários as suas sugestões cinematográficas.

Escreva seu comentário:

Comentários:
Nenhum comentário.

ENTRE PARA O GRUPO



Desenvolvido por